Por que você deve estabelecer e escrever todas as suas metas?


"A felicidade é a concretização progressiva de um ideal ou de uma meta que valha a pena."

Earl Nightgale



Resposta: Porque a capacidade de estabelecer metas, escreve-las e acompanhá-las até o final é a chave-mestra do sucesso.


As metas ativam a sua mente positiva, filtrando idéias, concentrando a energia onde será necessária à consecução das metas, até que você se transforme naquilo que pensa a maior parte do tempo.


1. Não importa de onde você vem, mas para onde você vai.


McCormack (1989, p. 23), refere-se a uma pesquisa realizada em Harvard entre 1979 e 1989. Em 1979, a seguinte pergunta foi feita aos formandos do programa de MBA de Harvard:



"Você estabeleceu metas claras, por escrito, para o seu futuro e fez planos para concretizá-las?" Verificou-se que apenas 3% dos formandos tinham escrito planos e metas. 13% efetivamente tinham metas, mas não por escrito. E 84% não tinham qualquer meta específica, a não ser terminar o ano letivo e curtir o verão. Dez anos depois, em 1989, os pesquisadores voltaram a entrevistar as mesmas pessoas. Constataram que os 13% que tinham metas não escritas estavam ganhando, em média, o dobro dos 84% de estudantes que não tinha meta alguma. Mas o mais surpreendente foi que os 3% de formandos que tinham metas claras e por escrito ao deixarem Harvard estavam ganhando, em média, dez vezes mais que os outros 97% juntos.



A única diferença entre os grupos era a clareza das metas que haviam estabelecido para si mesmos ao se formarem. Para apresentar uma metodologia para a definição e a realização de metas que alia simplicidade e eficiência, Brian Tracy propõem:



"Eu já falei mais de 2 mil vezes para platéias de até 23 mil pessoas em 24 países. Se me dessem apenas cinco minutos para me dirigir a você e eu pudesse transmitir-lhe apenas uma idéia que o ajudasse a ter mais sucesso, eu diria: "Anote por escrito suas metas, faça planos para alcançá-las e trabalhe diariamente em seus planos." 

(Tracy, 2005, p. 125)

Milhares de pessoas de sucesso têm sido convidadas a dizer em que costumam pensar a maior parte do tempo. A resposta mais comum é que elas pensam muito sobre o que querem e como consegui-lo. As pessoas infelizes e sem sucesso estão à maior parte do tempo pensando sobre o que não querem.

O estabelecimento de metas claras permitirá pisar no acelerador de sua vida e correr velozmente para a realização de um maior número de objetivos. Pelo simples fato de decidir o que você quer exatamente, lhe moverá infalivelmente para a concretização de seus objetivos. Ambos se encontrarão no momento certo e lugar exato.


2. Por que as pessoas não estabelecem metas:

1. Porque acham que as metas não são importantes.
2. Porque não sabem como fazer.
3. Porque têm medo do fracasso.
4. Porque têm medo da rejeição.


3. Junte-se aos 3% que estão no topo


A maioria das pessoas começa a vida percorrendo sem rumo um mundo não mapeado. É o mesmo que começar a vida sem metas nem planos. Elas simplesmente vão resolvendo as coisas à medida que avançam. Muitas vezes passam-se 10 ou 20 anos e elas continuam duras, infelizes em seus empregos, insatisfeitas no casamento e fazendo poucos progressos. Ainda assim, toda noite voltam para casa e ficam vendo televisão, desejando que as coisas melhorem. Mas raramente isso acontece. As coisas não acontecem por si mesmas.

Quanto maior for a sua clareza a respeito de suas verdadeiras metas, maior potencial estará
liberando pelo bem de sua própria vida. Para realmente poder alcançar suas metas, você precisa desenvolver um desejo intenso e ardente por elas.

Certa vez, perguntaram ao grande bilionário do petróleo H. L. Hunt qual o segredo do sucesso. Ele respondeu que, para ter sucesso, eram necessárias duas coisas e nada mais. Primeiro, disse ele, você precisa saber exatamente o que quer. A maioria das pessoas nunca chega a tomar essa decisão. Em segundo lugar, prosseguiu, você deve determinar o preço que terá de pagar para consegui-lo e começar a pagá-lo. (Tracy, 2005, ps. 122-123)

Muitos cometem o erro de pensar que pagarão o preço depois de alcançar o sucesso. Sentam-se diante do forno da vida e dizem: "Primeiro me dê calor que depois eu o alimento com lenha."

Estabelecer metas, trabalhar diariamente para alcançá-las e afinal concretizá-las é a chave da felicidade na vida. O estabelecimento de metas é algo tão poderoso que o simples fato de pensar sobre suas metas o faz feliz, antes mesmo que tenha dado o primeiro passo para concretizá-las.

O estabelecimento de metas claras permite-lhe liberar todo o seu potencial em matéria de sucesso pessoal e profissional. As metas permitem-lhe superar qualquer obstáculo e tornar ilimitadas as suas futuras conquistas.


4. Libere seu potencial


1. Imagine que você tem a capacidade inata de alcançar qualquer meta que venha a estabelecer para si mesmo. O que você realmente quer ser, ter e fazer?

2. Quais as atividades que lhe dão maior sensação de significado e propósito na vida?

3. Analise sua vida pessoal e profissional como está hoje e identifique como o seu pensamento criou seu próprio mundo. O que você poderia ou deveria mudar?

4. Em que você costuma pensar e do que costuma falar a maior parte do tempo? Do que quer ou do que não quer?

5. Que preço terá que pagar para atingir as metas que são mais importantes para você?

6. Que iniciativa deveria tomar imediatamente, tendo em vista suas respostas às perguntas acima?"


5. Mãos à obra!


Você já estipulou suas metas? Elas estão por escrito? Aonde? No bloco de notas de seu smartphone? Na agenda que você ganhou de presente de Natal?


Não adianta nada saber que estipular metas e colocá-las por escrito é importante se você não tirar agora um tempo para praticar e criar o seu próprio Plano de Ação para o novo ano com todos os objetivos e metas que quer alcançar.


Wesley Porfírio Nobre

ADM, videomaker e seminarista da IPB


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

TRACY, Brian. Metas - Como conquistar tudo o que você deseja mais rápido do que jamais imaginou. 1ª ed. Best Seller, São Paulo: 2005.



MCCORMACK, Mark. O que Ainda não se Ensina em Harvard Business School - Novas Técnicas de Sucesso para o Executivo Eficaz. Título original: What They Still Don't Teach You at Harvard Business School. Tradutor: Roger Cahen. 3ª ed. Best Seller, São Paulo: 1989

Comentários

Postagens mais visitadas