quinta-feira

Brasileiros com acesso residencial à internet já são 30,1 milhões

Número de usuários residenciais ativos também é recorde e ultrapassou 19,3 milhões de pessoas

Fonte IBOPE

O grande volume de computadores vendidos no país continua produzindo efeitos sobre a internet brasileira. Em agosto, atingimos um novo recorde em termos de pessoas que utilizaram a rede em suas residências: 19,3 milhões de usuários. Em relação ao mês passado, o aumento foi de 4,2%.

O total de pessoas com acesso residencial à internet também atingiu em agosto seu maior patamar, totalizando 30,1 milhões de pessoas. O total de pessoas com mais de 16 anos com acesso à internet em qualquer ambiente (casa, trabalho, escolas, universidades e outros locais) foi de 36,9 milhões.

Também continuamos a ser o país com maior tempo médio de navegação residencial por internauta entre os 10 países monitorados pela Nielsen//Netratings, com 23h28min, 2 minutos menos que em julho. Completam a lista dos cinco países com maior tempo por pessoa no domicílio os Estados Unidos (20h), a Alemanha (18h14min), o Japão (17h59min) e a Austrália (17h44min).

As categorias com melhor desempenho por número de usuários em agosto, comparando com julho, foram: "automotivo", com crescimento de 10,3%, atingindo 3,1 milhões de internautas, "governo e empresas sem fins lucrativos", com 9% de aumento, com visitas de 9,3 milhões de pessoas, "educação e carreira", que cresceu 8,9% em número de usuários, atingindo 9,8 milhões de brasileiros, além de "viagens e turismo", com crescimento de 7,3% e 4,7 milhões de usuários únicos e "computador e consumo de eletrônicos", com 7% mais usuários em agosto, chegando a 15 milhões de pessoas.

Por tempo de uso, "entretenimento", "casa e moda" e "automotivo" foram as categorias com maiores crescimentos no período, respectivamente 17,1%, 16,3% e 14%, atingindo, também respectivamente 3h05min, 32min e 15min, na média, por usuário.

"Em agosto continuamos a observar o crescimento de categorias que historicamente mostravam pouca atratividade no Brasil, como o setor automotivo e turismo, por exemplo", afirma Alexandre Sanches Magalhães, gerente de análise de mercado do IBOPE Inteligência. "O forte aumento do número de computadores conectados via banda larga impulsiona a diversificação do uso da web e ajuda a entender porque é cada vez menor a diferença entre os assuntos mais procurados e os menos procurados, gerando oportunidade de negócios para todos", complementa Magalhães.

Enquanto a internet residencial cresceu 41,5% em número de usuários no último ano, algumas categorias cresceram muito mais: "casa e moda" (88%), "automotivo" (79%), "viagens e turismo" (65%), "família e estilo de vida" (52,2%) e "educação e carreira" (50,5%). Por tempo de uso, uma categoria se destacou muito: "entretenimento", que aumentou seu consumo em 53% neste quesito.

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