quinta-feira

Tudo de graça pela Web

Não é preciso comprar CDs e instalar programas no computador para trabalhar ou se divertir: já dá para fazer quase tudo pela Web.
Até pouco tempo atrás, as pessoas que queriam usar um computador tinham que comprar caixinhas com programas gravados em CD, instalá-los no PC e começar a brincadeira. Hoje, essa receita é coisa do passado. Os sites da web 2.0 --como é conhecida a geração de páginas que o conteúdo é produzido ou compartilhado pelos próprios internautas -- estão aos poucos matando o CD de software.
 
Hoje é possível escrever um texto, fazer cálculos numa planilha eletrônica e organizar a agenda ou o álbum de fotos usando a Web. Basta ter um computador com conexão banda larga e acessar sites que oferecem esses programas on-line.
 
Três características fazem desse sistema uma maneira inovadora de usar o computador:
 
1- A maioria dos softwares on-line é gratuita e funciona sem burocracia. Basta preencher um cadastro com alguns dados pessoais, escolher um nome de usuário e uma senha e começar a utilizar o serviço.
 
2- Eles guardam os dados na própria Internet. Isso significa que você não precisa mais se preocupar em guardar os arquivos e transporta-los de um lado para o outro num pendrive, PDA ou HD external.
 
3- Nem sempre você estará usando seu computador ou nem sempre é possível instalar o programa que você precisa na máquina em que você está usando. Por exemplo, numa lan house!
 
Claro que os softwares on-line são indicados para os usuários comuns que querem ganhar com praticidade. Eles não oferecem todas as funcionalidades dos softwares off-line, pois precisam ser mais leves para funcionar na Web com rapidez, mas seus recursos são suficientes para a maioria dos usuários. Os melhores são oferecidos pelo Google e pelo Yahoo. Até a gigante Microsoft entrou na onda e tá oferecendo softwares online de graça (na marra!).
 
Indicado para usuários domésticos ou pequenas empresas que querem usar programas de escritório na Web. O site oferece versões mais simples do Word e Excel, além do MSN Messenger. Além de gratuito, tem versão em português.
 
Tem o mesmo espírito de vida do Google, pois, (guardada as devidas proporções) parte de uma idéia simples para ser uma ferramenta inovadoras. Permite que o usuário armazene seus sites favoritos diretamente na Web. E ainda permite compartilhar os endereços preferidos com os amigos. Em inglês.
 
É uma agenda gratuita. Seus recursos são tão bons quanto os do Outlook, Lotus ou Palm Desktop. Dá pra programar alarmes de lembretes nos compromissos e ter uma lista de contatos sem limite de tamanho.
 
Armazena conteúdos específicos de sites. Se você gostou de um parágrafo de texto em um site qualquer, pode clipá-lo e guardá-lo no formato original. O mesmo pode ser feito com frases, imagens e vídeos. Tudo grátis, mas em inglês.
 
Álbum de fotos sem limite de armazenamento. Você armazena, organiza por categoria e compartilha com quem quiser. Uma versão em português está chegando.
 
Portal de vários softwares on-line em português. Ele oferece de graça processadores de texto (Docs); planilhas eletrônicas (Spreadsheets), editor de imagens (Picasa), calendário e álbum de fotos com recursos avançados. Há uma versão paga para microempresas.

Nenhum comentário:

Wesley's Twitter

Últimos vídeo

Loading...